Confie no Senhor, sempre!

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide…” (Hc. 3:17-19)

 

A Palavra de Deus tem inúmeras promessas e confiamos que o Senhor as cumprirá em nossas vidas. Entretanto, passamos por uma tremenda luta em nossa fé quando as situações não saem do jeito que esperávamos, quando a resposta do Senhor é diferente do nosso desejo. O que fazer quando não entendemos o plano de Deus? E quando o trajeto do plano de Deus inclui momentos sombrios?

O profeta Habacuque também enfrentou tal dilema, ele não entendia por que o Senhor executou seu juízo sobre Judá utilizando o perverso exército babilônio. Apesar disso, a resposta de Deus ao profeta, a qual ecoou na vida de Paulo, o ensinou a essência da vida daquele que espera em Deus – Hc. 2.4: “…o justo viverá pela sua fé.”

Não podemos deixar de destacar que, num primeiro momento, Habacuque se sentiu desanimado, sim, uma reação normal em qualquer ser humano! Mas quando enfrentamos uma situação de perigo, sofrimento e dor, se temos a esperança no Senhor e a certeza de que Ele está ao nosso lado, a forma como reagimos frente aos problemas conta muito! Devemos reagir como Habacuque, devemos imitá-lo: o profeta se alegrou em Deus e prosseguiu confiando na sua sabedoria e fidelidade, independente das circunstâncias e do que o Ele fizesse.

Mas onde Habacuque encontrou tamanha força para seguir em frente face à desesperança? Se observarmos a sua declaração, veremos que ela estava baseada na Palavra de Deus. O brado do profeta está agarrado (חֲבַקּוּק – Chăbaqqûwq – Habacuque = “abraço”) às palavras de Davi pronunciadas séculos antes: “O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.” Sl.18:2-3.

Além disso, Habacuque se agarrou ao Deus da Palavra (assim como fez Jacó!). O registro desse livro é sua extensa conversa com o Senhor. Ele passou um longo tempo de oração com o Pai.

É através da oração que entregamos nossas súplicas, e por causa desse momento de intimidade com o Senhor é que passamos a entender a sua vontade, mesmo que não seja a nossa, mesmo que gostemos ou não, assim como Habacuque, devemos entender que Deus age em todas as coisas, para o seu santo propósito e para o nosso bem (Rm. 8:28).

Quando a situação está difícil e amarga, Cristo é a nossa força! E a ferramenta que nos conecta à essa confiança Nele é a fé. E a fé é a atitude de consagração e obediência ao Senhor Jesus Cristo. Ele é a estabilidade que manda calar os ventos e as ondas, Ele é quem repreende o inimigo quando a opressão nos assola, Ele é a boa-nova, a novidade de vida, o evangelho poder de Deus inesgotável para nos amar e nos renovar em meio as dificuldades.

Que possamos fazer como Habacuque: que nos apeguemos à Palavra de Deus, que nos acheguemos a Ele em oração para que a nossa fé seja aumentada Nele, que confiemos no Senhor de todo o coração independente das adversidades. Que o louvor esteja sempre em nossos lábios, e mesmo que o cenário seja triste, ainda assim, nos alegraremos no Deus da nossa Salvação! Que Deus nos abençoe!

Em Cristo,

Pastor Vinícius