Confiando na Soberania de Deus

Uma das doutrinas básicas da Reforma do Século XVI – da qual somos herdeiros diretos, é o ensino sobre a Soberania de Deus. E isso porque tal doutrina é central nas Escrituras Sagradas: o Senhor é Soberano! O nosso Deus controla soberanamente tudo e todos. Nada há que possa igualar-se, rivalizar ou sombrear com o Eterno. Seu querer e vontade acontecem independentemente de qualquer fator ou oposição. Ele conduz a história e o Universo como quer e deseja. Seus planos e intentos não podem ser frustrados.
O trono dos céus jamais esteve ou estará vazio. O Senhor rege e dirige a história, bem como todas as coisas. Seus intentos são sempre cumpridos e observados. A vontade de Deus, sempre boa, perfeita e agradável não pode ser obstada por ninguém ou coisa alguma. Como nos ensina o Livro de Jó; “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).
A Soberania de Deus relaciona-se com a presença do Senhor. Com Sua Providência e Cuidado. Seu poder e glória são revelados pela criação. Sua providência e cuidado, por Sua onipresença, onisciência e onipotência.
Assim, a soberania expressa-se, também, no cuidado e carinho paternais, pois Deus é Amor, e Seus atos sempre vão revelar amor. E como Deus é Soberano eternamente, Seua mor também será, soberanamente, eterno.
É maravilhoso saber que Deus cuida de nós. A bendita ação do Senhor renova, refaz e redime todas as coisas. O nosso Deus é Aquele que realiza a Sua vontade no descortinar dos tempos, imprimindo ao homem e a tudo que foi criado, Seu mando criativo é sempre amoroso.
A presença divina é que dá sentido e possibilidade à vida. A vontade do Senhor está em ação, tornando real a existência, lançando luz no caos gerado pelo pecado e pela desobediência humana, enchendo os corações de sonhos e esperanças – mesmo em meio a tantas mensagens destrutivas e derrotistas que teimam em roubar-nos a paz.
A doutrina da soberania de Deus enche nosso coração de paz e certeza, pois sabemos e podemos confiar nEle, pois Ele é Soberano. O Senhor nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual, nas regiões celestiais, em Cristo Jesus. E em Cristo suprirá cada uma de nossas necessidades.

E em Cristo suprirá cada uma de nossas necessidades. Não há percalço que não possa ser enfrentado pelo povo do Senhor. Não há obstáculo que possa impedir a vitoriosa marcha daqueles que confiam no Poder do Soberano Senhor.
Pelo poder do Espírito Santo venceremos as batalhas. Não por nossas forças, mas pelo Poder d’Aquele que Reina e faz novas todas as coisas.
Com alegria transbordante no coração, enxergamos o futuro, porque o nosso Deus é soberano, nos deu vida em Cristo, redimiu o nosso ser e trouxe-nos à Sua comunhão. Somos o Seu povo e rebanho do seu pastoreio. Nossa vida pertence única e exclusivamente a Deus, que com misericórdia e amor nos tem conduzido, de forma única, debaixo de Sua vontade e querer, contra os quais ninguém e nada podem se opor.
Que Ele nos abençoe! A Ele toda a glória e louvor!

Pastor Wladymir