Cautela e Caldo de Galinha…

Gálatas 6.1

Ultimamente, somos noticiados de falcatruas sobre falcatruas; escândalos sendo descobertos a despeito de veementes negativas dos acusados; roubos, desvios de dinheiro público – coisas que não valem a pena enumerá-las todas, para não tomarem o precioso espaço de uma pastoral.

Pois bem, Paulo escrevendo aos gálatas, no texto bíblico dessa pastoral, inicia dizendo que se alguém for surpreendido nalguma falta… Cometemos faltas, sim! Erramos! Somos herdeiros de natureza pecaminosa (conf. Efésios 2.1-3)! Entretanto, conhecemos aquele que não cometeu pecado, mas se fez pecado em nosso lugar – Jesus, o nosso Amado Senhor (conf. 2Coríntios 5.21)! Às vezes, somos surpreendidos em desvios, escândalos, falcatruas (que não são somente de dinheiro, mas de valores de vida). Que bom é poder contar com a misericórdia de Deus!

Justiça! É o clamor das ruas! Paulo – que escrevia à Igreja – estimula que os irmãos, chamados de espirituais, agissem com brandura com os que fossem encontrados faltosos. Essa mesma indicação ele fez aos romanos (12.8a). É prudente que esperemos e lutemos pela justiça, sim! Mas, que justiça estamos pedindo? Temos feito a nossa parte nas pequenas coisas afins a nós; ou cometemos escândalos (mesmo que os mantenhamos em segredo)? Graças a Deus que temos um Advogado junto das nossas causas diante do Pai (conf. 1João 2.1)!

Finalizando a introdução desse trecho da carta, o Apóstolo exorta àqueles que erram – e nós somos destinatários dessa carta também – para se guardarem de não serem tentados. De mesma escrita, adverte os coríntios (10.12) dizendo que aquele que estivesse de pé que tomasse cuidado para não cair. E não é isso que o Senhor Jesus nos ensina a pedir a Deus?! – não nos deixe cair em tentação (conf. Mateus 6.13). Como é confortante saber que Deus fala conosco!

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Que nossa atenção esteja redobrada para que não caiamos em tentações que descubram as nossas nudezes (conf. Apocalipse 3.18)

 Tenhamos cautela! E como Paulo acabara de escrever num trecho anterior de sua carta, que nós andemos no Espírito e jamais satisfaremos a concupiscência da carne (conf. Gálatas 5.16), pois cautela e atenção à Palavra não fazem mal a ninguém; ao contrário, nos fazem um bem tremendo!

Que o Senhor nos abençoe e guarde!

 

Pastor Maurício