Caos da Vida, e Vida no Caos…

“…No começo Deus criou…  o céu e a terra disforme sem nada, somente escuridão sobre o profundo. O Espírito de Deus era o único a se mover sobre este caos.” (Genesis 1:1,2)

 

Nesta caminhada da vida, algumas vezes me deparei com pessoas vivendo grandes dificuldades, passando por tribulações, e tateando no escuro caos em que suas vidas submergiram, buscando com seus esquálidos esforços sair deste lugar que como diz a música “Um buraco é um lugar onde alguém afunda, um buraco é um lugar onde eu não quero estar… uma fenda, uma fossa, uma rachadura, uma vala, um cabresto”. Quem de nós já não se sentiu neste lugar sombrio e opaco, e desejoso, quem sabe, de poder usufruir de uma luz, mesmo que tênue e momentânea.

A Bíblia começa cantando que Deus colocou ordem no caos e assim tem início a grande canção, da qual todo o Universo surgirá nota a nota, dia a dia. Este Deus criador é o ordenador da vida, e no caos Ele vê a ordem e a faz surgir; pois, para Ele, que antecede o nada, o universo é como uma folha qualquer onde ele desenha a existência e traz a vida o sol amarelo e todas as coisas que com seu sorriso abençoa “tudo era bom”.

Este poeta nos fez colocando ordem no barro da vida, e nós passamos a ser vidas que andam presenteadas com a exuberância de tudo que nos fazia sorrir. Nossa missão é na liberdade geradora da vida mantermos a ordem de sua criação, afim de que nos contemplasse sorrisse a beleza da vida em sua continua criação. Fomos feitos para sermos o orgulho de Deus, a coroa da criação que continua criando.

Quando nos afastamos de Deus abrimos a porta para que o caos surja pouco a pouco em nossas vidas, passo a passo nos colocamos à sombra da luz, nossa vida vai perdendo o brilho. Diferente de toda a criação ele nos deu a liberdade para continuar criando ou retornar ao caos, para viver o perfume da vida ou para exalar o odor da morte, para fazê-Lo sorrir ou entristece-lo com nossa liberdade perdida.

Voltar-se para Deus é se encontrar lado-a-lado com Ele neste caminho criador da vida, ordenador da beleza, desbravador de sorrisos nunca revelados. A este caminhar com Ele damos o nome de santidade. Quando mais buscamos viver para Ele, mais nos tornamos santos. O oposto deste caminho é a jornada para o caos primitivo, uma trilha que termina em nada – constatação de que a vida não vale a pena.

Meu convite é para que você experimente cada vez mais este Deus da vida e passe a criar a cada dia novos motivos para sorrir, mil razões para viver, e infindáveis possibilidades de amar. Afinal, Ele nos amou primeiro e nos deu Vida.

 

Rev. Jouberto Heringer

Capelão da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio