Buscando A Certeza Nas Incertezas

“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo, dá seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem-sucedido” (Sl.1:3)

Precisamos buscar em nossas vidas certezas que sejam inabaláveis e uma delas é que na vida temos que tomar decisões a cada segundo. Você pode ter a ilusão que esta afirmação não corresponde a uma realidade absoluta, mas entenda que não tomar nenhuma decisão também é uma decisão que você teve que tomar. A vida exige que tomemos decisões simples e cotidianas, como a que horas acordar, o que vestir, o que comer, até decisões que podem modificar toda a nossa vida.

A cada decisão que tomamos em nossa vida, ou que deixamos de tomar, somos conduzidos ao caminho que trilharemos, com seus ônus e bônus, problemas e soluções, vitórias ou derrotas. Não refletir antes de decidir podem trazer consequências que podem marcar a nossa vida. Diante deste panorama, onde cada decisão necessária nos abre um leque infinito de opções, a forma que enfrentamos cada situação se torna fundamental. Podemos, primeiramente, enfrentar estas situações com o foco no problema ou na solução.

Se o nosso foco está no problema, o nosso estado emocional é negativo, tendo como consequência o medo, diminuição da criatividade e bloqueio em conseguirmos uma solução e a nossa decisão pode ser equivocada e limitante.

Se o nosso foco está na solução, teremos um estado emocional positivo, conseguiremos usar nossa criatividade e focar nosso cérebro na solução, levando-nos a agir com confiança e nos sentindo fortalecidos.

A cada domingo começamos nosso culto com a seguinte afirmação: “O nosso socorro está em nome do Senhor, criador do céu e na terra” (Sl 121:1 e Sl 124:8). Se esta é uma realidade em nossas vidas, precisamos viver e tomar as nossas decisões através da oração, leitura bíblica, na certeza que não dorme nem dormita o Guarda de Israel (Sl 121:4)!

Não há espaço na vida de quem aceitou a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador para focar no problema, precisamos focar na solução, na certeza que Deus nos socorrerá através da presença do Espírito Santo, que nos guiará e abrirá as portas necessárias, e Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável se cumprirá em nossas vidas.

Não no nosso tempo, mas no tempo perfeito de Deus. E isto significa que sim, teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo(Jo 16:33) e podemos ter a certeza, que no tempo certo o que nos foi prometido no Salmo 1, versículo 3 será uma realidade em nossas vidas. Esta é a certeza que você precisa no meio de todas as incertezas.

Rev. André