As 24 Horas do Dia

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. (Filipenses 4.6)
Já pensamos, em algum momento, que as 24 horas do dia não são suficientes para executar todas as nossas tarefas? Já estivemos, em determinadas situações em que imaginamos não haver mais jeito para a solução de um problema nosso? Resumindo: já nos encontramos ansiosos por algum motivo?
As duas questões acima, certamente, já nos alcançou alguma vez. Ou, ainda, pode ter certa constância. Talvez, estejamos vivendo isso agora!
O que a Palavra de Deus nos indica a fazer? O apóstolo Paulo ao escrever carta aos filipenses faz uma afirmação categórica: não andeis ansiosos de coisa alguma. Como assim? Como lidar com as situações que nos chegam e que transtornam a nossa vida? Há alguma forma de bloquearmos as aflições, que nos deixam ansiosos, de chegarem até nós?
Paulo não quis dizer que a ansiedade não nos chega; ou que tenhamos alguma forma de bloqueio, como um escudo, para esses momentos. Ele apenas adota uma postura positiva frente a situações de desconforto. O próprio Senhor Jesus nos diz que no mundo passamos por aflições; mas devemos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (conf. João 16.33).
O que fazer, então? Paulo nos indica a colocar toda a nossa inquietação na presença de Deus através de nossa conversa com Ele. Resumindo: Deixemos Deus participar da nossa vida. E com isso, devemos dar graças a Ele sempre! É o que o texto nos diz. É a postura mais positiva que podemos ter na vida! É como Pedro nos diz em outra parte da Palavra: (…) lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (1Pedro 5.7).
E a partir do momento em que tomamos decisões é certo que virão as consequências. Qual é a consequência pela atitude de colocarmos nossa ansiedade diante do Deus Altíssimo? É o que o apóstolo Paulo irá dizer na sequência do texto, que ‘a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus.’ (Filipenses 4.7).
Que Deus nos abençoe. Amém!

Pastor Maurício