Aprendendo Com Jesus A Ser Igreja

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mt 18:20)

 

Em nossa sociedade pós-moderna acabamos olhando ao redor e vendo diversas igrejas que são diferentes em sua forma. Algumas têm vitrais, campanários e torres; outras pintam as paredes de preto, instalam letreiros coloridos na fachada e têm nomes diferentes. Com essa diversidade podemos acabar priorizando a forma e esquecendo da essência, ou achando que o visual é mais importante que em nome de quem essas comunidades estão reunidas verdadeiramente.

Jesus ao conversar com seus discípulos acerca das coisas dos céus faz um breve discurso sobre o cuidado que um irmão tem que ter com o outro nessa terra. Ele nos diz que “se um irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular” (Mt 18: 15). Logo em seguida nos diz como proceder caso o irmão não se arrependa. Com isso ele conclui nos trazendo uma brevíssima definição do que é ser igreja. No versículo 20, Jesus nos dá a afirmação do que é a estrutura mínima da verdadeira igreja: a reunião de pessoas em Seu nome, com a Sua presença.

O Nosso Senhor nos diz dois aspectos de uma igreja verdadeira. O primeiro é a reunião. Ninguém pode ser igreja sozinho. É em comunidade que vivemos essa experiência que o próprio Cristo quer que vivamos. Devemos estar próximos de nossos irmãos, aqueles que compartilham da nossa fé, para sermos corrigidos e auxiliados a viver em santidade. “O ferro se afia com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo” (Provérbios 27:17).

O outro aspecto é estar reunido em Seu Nome. Realizar algo em nome de alguém é estar de acordo com a sua vontade. E somente podemos conhecer a vontade do Senhor através de Sua Escritura. É por isso que dominicalmente nos reunimos para ouvir da sua Palavra e estarmos em oração e adoração. Não há igreja sem a Palavra de Deus sendo pregada com fidelidade e verdade.

Ao lermos essas palavras em Mateus 18:20 podemos refletir sobre que igreja temos que ser. Auxiliando uns aos outros através da Palavra e da comunhão, continuaremos sendo uma igreja segundo o coração de Deus. Que nós possamos ter sempre em mente que nos reunimos em nome daquele que morreu para nos salvar, Cristo Jesus, e que só através da Bíblia nós temos a orientação correta para andarmos segundo a sua vontade.

Sem. William Freitas