Aniversário da UPH

Encerramos hoje o mês de aniversário de organização da União Presbiteriana de Homens de nossa Igreja. O tema do mês foi o homem bem aventurado. Refletimos sobre esse desafio, aprendendo na Palavra o que genuinamente traz felicidade e alegria ao coração.

                Damos graças por cada servo do Senhor, cada membro da UPH, cada obreiro da desafiadora obra do Evangelho da Graça. Rogamos que o Eterno continue a abençoar a UPH, sua diretoria e todos os planos e projetos para a edificação de Sua bendita obra entre nós.

Ao pensar na obra do Senhor, nossos olhos se voltam para o Livro de Josué. O relato do capítulo primeiro nos ensina verdades prementes sobre a obra do Senhor. O contexto do referido capítulo é o chamado de Josué para conduzir o povo de Israel na conquista da terra prometida. Moisés, o grande líder até então, aquele por quem Deus, poderosamente, agira na história, não mais estava à frente do povo e a escolha do Senhor para substituí-lo recaíra sobre Josué. Escolhido estava aquele que lideraria o povo de Israel na ocupação da terra prometida.

Josué é um servo de Deus. Homem com o coração ardente de fé e consagração. Tais traços tornam-se característicos da vida deste grande obreiro. As palavras do Senhor, dirigidas ao Seu escolhido são: “Dispõe-te agora!” O agir de Deus na história não cessa, ele é permanente. A obra do Senhor não sofre solução de continuidade. Deus convoca homens e mulheres, crentes nEle, que confiem na Sua Pessoa e Palavra, que lancem nEle toda a vida e esperança, para edificarem o Seu Reino. Tal construção importa em continuidade, em passar às gerações futuras o legado de fé, amor e revelação dos Mandamentos de Eterno.

Nossa UPH e todos nós devemos possuir tal consciência em relação à Obra de Deus: Ela é contínua! Até o bendito retorno do Senhor Jesus, o agir de Deus no mundo estará presente, de geração em geração, sem cessar.

Tal realidade enche nosso coração de certeza e alegria. O abatimento que, de certo, Josué estava sentindo pela ausência de Moisés, é consolado e redimensionado por Deus, ao alertá-lo que, agora, ele estaria à frente da missão, instrumentalizando tudo o que aprendera com o servo do Senhor. A obra não cessa quando os grandes servos de Deus caem. O Senhor levanta outros tantos.

“Dispõe-te agora!” É a exortação do  nosso Pai celeste. É seu mandamento de vida para todo aquele que nEle crê e confia. Não há mais tempo a perder. Não há mais o que esperar. Sua obra impende ser feita, da melhor maneira possível, com todas as forças do nosso coração.

Assim, pois, cônscios da continuidade do agir do Pai celeste na história, visando a consecução do seu objetivo redentor, coloquemo-nos em Suas poderosas mãos, construindo aqui e agora, o futuro que Ele tem para nós.

Parabéns UPH do Jardim!

Pastor Wladymir