Amor Abnegado

I Tessalonicenses 1:3

Uma das características de uma igreja viva, dinâmica e realizadora da vontade de Deus é o amor. Uma igreja modelo não poderia deixar de praticar e vivenciar o amor em todos os seus atos. O texto bíblico da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, fala de um “esforço” de amor (abnegação), amor que se coloca como prioridade, que se busca através de todos os meios, mesmo a fadiga, para que ele exista.
O amor é o oxigênio do reino de Deus. O Senhor Jesus deixou claro que o amor seria a marca do seu discípulo. Hodiernamente o termo “amor” vai perdendo sua beleza e eficácia e, cada vez mais, assume ares de mera figura de retórica. A Igreja de Cristo é chamada para contrapor tal realidade, e “afadigar-se” em amor e mostrar amor.
O amor que a Igreja é comissionada a demonstrar e exercer no mundo é o amor de Deus. Amor desprovido de sentimento interesseiro, mercantilista. Amor altruísta, que busca o interesse do outro, que só se contenta quando vê o outro em felicidade e paz.
Para que isso seja possível, é mister permitir que Cristo viva em nós (Gálatas 2:20), buscando a vontade do Senhor em todos os momentos. É necessário “crucificar” o “eu”, a fim de que o novo homem, regenerado por Cristo, assuma a direção dos atos e pensamentos. Se assim não o fizermos, jamais realizaremos o amor de Deus no mundo, pois nosso pecado, egoísmo e interesse errôneo, não permitirão.
Somos chamados por Deus para reproduzir seu amor entre os homens. A Igreja tem de ser o lugar do amor. Portanto, do carinho, do perdão, da aceitação, da nova vida.
Demonstrando tal amor, criaremos verdadeiro impacto espiritual nas pessoas que ainda não conhecem ao Senhor Jesus. Poderíamos dizer que o “ministério do amor” possui o maior poder evangelístico já experimentado. O método para apresentar Cristo a alguém, é amar esse alguém sempre e demonstrar tal amor. Esta é a visão do texto: Demonstrar amor, afadigar-se para amar. Será que temos demonstrado um tal tipo de amor? Amor abnegado, exaustivo, permanente? Ou somos daqueles que querem ser amados, mas pouco estão dispostos a amar? O verdadeiro amor se expressa em atos, compromissos vivos de realizações na direção e para o outro.
Uma comunidade que não consegue ser identificada pelo amor não pode ser chamada de comunidade de Cristo.
De que maneira nossa Igreja tem realizado o ministério do amor abnegado? Como eu e você o temos demonstrado? É necessário mostrarmos ao mundo nosso compromisso de amar ao próximo, como o Senhor tão claramente nos ensinou.

Pastor Wladymir