Alzira

…ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. João 8.9

Corre célere a Copa do Mundo de futebol feminino realizada na França. E a despeito da forte corrente de vozes da mídia e da política enaltecendo a figura da mulher no mundo, não somos incentivados a participar de concursos de qual rua é a mais caracterizada nas cores verde e amarelo por causa desse evento. A R. Alzira Brandão no bairro da Tijuca, por exemplo, não se transforma no Alzirão; continua a homenagear uma antiga moradora do local, apesar de poucos dos milhares que ali vão durante as Copas masculinas, possivelmente saberem de quem se trata essa tal de Alzira.

Alzira bem que poderia ser o nome da mulher sem nome que o Evangelho de João nos aponta. Jesus é colocado ao lado dessa Alzira que foi pega em flagrante adultério; e conforme as vozes masculinas da época, numa interpretação capenga da Lei (pois isentaram o homem da relação adúltera – conf. Levítico 20.10), só ela era passível de apedrejamento (8.3-5).

Que bom saber que Deus não faz acepção de pessoas (conf. Atos 2.11; Efésios 6.9); entre homem ou mulher, patrão ou empregado, direita ou esquerda… Ele simplesmente ama com amor incondicional (conf. Romanos 5.8). Ou mais: Ele resgata o desvalido (conf. Salmo 113.7) e o desamparado (conf. Provérbios 31.8; 2Coríntios 4.9). E aquela mulher, a nossa Alzira, esteve desamparada até ser colocada na presença de Jesus. E assim como ela, uma outra mulher: a que fora buscar água no poço e que, encontrando com Jesus, achou a Água da Vida (conf. João 4.7ss). Igualmente, Zaqueu (Lucas 19.1-10); Levi (Lucas 5.27-32) foram resgatados por Jesus.

Enquanto isso, sai mais um gol de uma das talentosas jogadoras de alguma das seleções femininas de futebol… e não há o corre-corre habitual das Copas; e as ruas estão vazias… vazias, como o local em que Jesus estava com Alzira ficou… somente os dois. E aquela mulher foi presenteada não somente com a vida cotidiana com a presença de Jesus, mas com a verdadeira alegria da esperança de vida eterna que só Jesus pode dar.

Pastor Maurício