A Solidez da Verdade

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas,
para que delas jamais nos desviemos”. Hebreus 2.1

O livro aos Hebreus é um grande tratado de exortação a que haja uma permanência firme e progressiva na fé, especialmente a da Nova Aliança. Para tanto, o escritor apresenta, logo no início, a voz de Deus através dos profetas, culminando no grande e maravilhoso ensino do Filho. Logo depois, o apelo para que continuemos apegados à fé.
Quando o autor diz por esta razão, vemos que há uma explicação embutida nesta expressão. Ele fala da autoridade de Cristo, o Filho, e sua doutrina, apresentando, para isso, o cruzamento da Lei com o Evangelho. Nessa vertente, Calvino diz que quanto mais elevada a dignidade de Cristo sobre os anjos, mais reverência se deve prestar ao Evangelho do que à Lei.
Ao lermos que devemos nos apegar com mais firmeza, notamos um crescente. Se já nos atentamos às grandes verdades de Cristo, não podemos ficar inertes, mas buscar amadurecimento do que já recebemos (conf. Oseias 6.3; Filipenses 3.16).
E antes que pudéssemos perguntar em que deveríamos nos apegar, o escritor diz: às verdades; não a outras coisas (conf. 1Timóteo 4.7). E essas verdades estão diretamente ligadas à Palavra, ao ensino, e à pessoa de Cristo Jesus. Na oração sacerdotal Jesus pede ao Pai por nós dizendo: Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade (João 17.17).
Por fim, o escritor aos Hebreus exorta a que jamais nos desviemos dessas verdades. Enquanto que na expressão ‘com mais firmeza’ temos uma progressão; no ‘jamais’ temos uma forma estática; ou seja, uma vez que encontramos a Verdade, uma vez que encontramos Cristo, o nosso Senhor, nossa busca foi concluída. Passamos, então, a andar n’Ele, a viver n’Ele. O próprio Jesus, tendo perguntado, certa vez, aos discípulos se acaso eles queriam deixá-lo Pedro responde por eles dizendo: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus (João 6.68s).
Que sejamos abençoados por Ele! Amém!

Pastor Maurício