A Sabedoria para os (Próximos) 22 Anos: “Acima de Tudo, Guarda o Teu Coração…”

Deus é sábio. Sua bendita Palavra revela que tudo o que Ele faz é com sabedoria (Sl 104.24). Ele mesmo nos diz que Seus pensamentos não são como os nossos (Is 55.8). Sim, Deus é sábio e as Escrituras transbordam desta preciosa verdade.
E quanto a nós? O teólogo humanista Erasmo de Roterdã afirmou que “toda tolice, por mais grosseira que seja, sempre encontra entre os homens os seus seguidores”. De igual forma, é famosa a história de Einstein rotineiramente dizer aos seus pares: “há duas coisas infinitas: o universo e a tolice dos homens!”.
Embora a ciência majoritária nos mostre que a primeira assertiva é equivocada, a experiência diária tem nos mostrado que a segunda é diagnosticamente correta.
Somos profundamente tolos, mas Deus é sábio.
Ora, diante disso não nos deve causar estranheza o fato de boa parte das Escrituras ser formada pelos “Livros de Sabedoria”. Provérbios, Salmos, Eclesiastes, Lamentações e Jó cumprem este fundamental papel para nós: a instrução na sabedoria de Deus.
Como um pai ensinando aos seus filhos, Deus nos diz nestes 22 anos: “acima de tudo, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).
Guardar o coração. A palavra de sabedoria é clara: se guardarmos o coração, tudo o que segue irá bem. Muito mais do que a mera sede das emoções (como na nossa cultura pop), o “coração” na poesia hebraica é tratado como o centro de nosso ser, aquilo que nos define. Por isso a importância em guardar este centro (“acima de tudo…”).
Certamente, as extensas implicações deste texto vão muito além do que as breves linhas desta mensagem, porém enfatizamos aqui que a sabedoria de Deus para nós nos fala claramente que – antes de tudo – temos de guardar a nossa identidade como igreja de Jesus para que todo o resto vá bem.
Somos uma comunidade e facilmente podemos perder aquilo que nos define. Ora, e o que nos define como igreja? Sermos uma comunidade de discípulos remidos pelo sangue de Jesus que vive em missão para a glória de Deus. Essa é a nossa identidade, isso é o que deve estar em nosso coração, antes de tudo. Isto é sabedoria de Deus!
(Continua no verso)
Em termos práticos, esta sabedoria significa que quaisquer programas, estratégias, planos e ações devem ser resultado de um coração que tem como identidade a marca de uma comunidade resgatada. Somos igreja e desempenhar a missão de Deus de forma divorciada dessa verdade no coração não é nada além de tolice.
Se tivermos esta realidade profundamente incrustada em nosso coração, tudo o mais irá bem pelos próximos 22 anos e por quantos anos o Senhor permitir até a Sua gloriosa volta.
Infelizmente, notas tristes da história por vezes nos mostram comunidades que deixaram de lado a sabedoria de Deus e deram ouvido à tolice dos homens. Deus nos livre disto! A única forma de mantermos nosso coração guardado em Deus é estarmos centrados em Jesus. Paulo diz: “Vocês são de Cristo Jesus, o qual, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como está escrito: quem se gloriar, glorie-se no Senhor” (1 Co 1.30-31).
Que para os próximos anos que Deus nos permitir gozar, trabalhemos sabiamente em missão com essa realidade diante de nossos olhos: guardaremos o coração se o guardarmos em Cristo, o dono de toda sabedoria, e precisamente isto é que permitirá sermos sábios para vencer o mundo.
Aquele de quem se diz “ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro?” (Rm 11.33-34) é justamente quem nos chama para um relacionamento a fim de nos tornar, entre tantas outras bênçãos, sábios.

Em Jesus, sabedoria para o nosso coração.

Pastor Gabriel.