A Igreja Presbiteriana do Brasil

No último dia 12 nossa denominação comemorou mais um ano de abençoada presença em solo pátrio. Tal data foi escolhida face a chegada do primeiro missionário presbiteriano ao Brasil, o Rev. Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1859, desembarcando no Rio de Janeiro para plantar o Reino de Deus nesse abençoado país de dimensões continentais.
A fé reformada chegava ao território brasileiro, trazida por crentes piedosos, plenos do ardor evangelístico, paixão pelas almas, consciência de sua vocação e cheios do Espírito Santo de Deus. A proclamação do Evangelho da Graça, centralizada em Cristo Jesus como único Redentor e Senhor, foi iniciada com cultos realizados por Simonton nos navios ancorados no Porto do Rio de Janeiro. Logo após, o dedicado missionário alugou uma sala no Centro da Cidade, passando a oferecer curso de inglês, onde o texto básico foi o Evangelho de Mateus. Aos domingos, mantinha os cultos regulares, convidando e visitando os brasileiros a ouvirem as boas novas do Céu.
Em 12 de janeiro de 1962, foram colhidos os primeiros frutos da semeadura, sendo batizados os dois primeiros convertidos, os primeiros frutos da Igreja Presbiteriana do Brasil.
É empolgante ler o relato do Rev. Simonton ao descrever o culto em que os batismos aconteceram: “Assim, nos constituímos em Igreja de Jesus Cristo no Brasil”.
Deus seja louvado!!! A data de 12 de janeiro de 1862 foi tomada como a data de organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a 1ª Igreja Presbiteriana no Brasil. Importa lembrar que à época dos missionários, a data da organização de uma Igreja era assinalada com a recepção dos primeiros membros.
Expressão linda da realidade eclesiástica e de sua razão de ser: fazer discípulos para o Eterno Senhor. Hoje a organização de uma novel Igreja dá-se com a decisão de um Presbitério, após processados todos os passos constitucionais para a organização, como frequência, pessoas aptas a exercerem o oficialato da Igreja e condições de mantença da comunidade, inclusive as causas gerais. Em 1865 foram organizadas mais duas Igrejas no Estado de São Paulo: na capital, que fica sob o pastoreio do Rev. Alexander Latimer Blackford, cunhado do Rev. Simonton e na cidade de Brotas, assinalando o grande crescimento que viria dessa região em pouco tempo de evangelização.

Também no ano de 1865, em Dezembro, é organizado o Presbitério do Rio de Janeiro, primeiro Concílio do Brail e ordenado o primeiro pastor presbiteriano: o Rev. José Manoel da Conceição. Um ex-padre católico romano que, visitado pelos missionários, sentiu a alma arder por uma presença maior do Senhor em sua vida e abraçou, após estudos com os pastores e exames, a fé evangélica.
São 153 de uma linda e expressiva história de fé e confiança no Senhor da Igreja. Hoje somos milhares de Igrejas locais, centenas de Presbitérios e dezenas de Sínodos! Temos cinco Seminários em diferentes regiões do país, atendendo àqueles que desejam preparar-se para abraçar o desafio pastoral, de edificar o povo de Deus e cuidar das ovelhas do Eterno. Sustentamos dezenas de missionários no Brasil e no exterior. Vidas consagradas ao Reino, que seguem a boa trilha de levar o conhecimento da Palavra de Deus àqueles que ainda não a conhecem. Sustentamos escolas e faculdades, hospitais e casas de amparo aos idosos e às crianças.
Quando penso na história de nossa denominação, parte de meu coração a certeza: Desde 1859 abençoando o Brasil! Louvado seja o Nome do Senhor Jesus!

Pastor Wladymir