160 Anos Abençoando O Brasil

No dia de amanhã nossa denominação comemora mais um ano de abençoadora presença no Brasil. Tal data foi escolhida face a chegada do primeiro missionário presbiteriano ao Brasil, o Rev. Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1859, desembarcando no Rio de Janeiro para plantar o Reino de Deus no Brasil.

A fé reformada chegava ao território brasileiro, trazida por crentes piedosos, plenos do ardor evangelístico, paixão pelas almas, consciência de sua vocação e cheios do Espírito Santo de Deus.

A proclamação do Evangelho da Graça, centralizada em Cristo Jesus como único Redentor e Senhor, se iniciou com cultos realizados por Simonton nos navios ancorados no Porto do Rio de Janeiro. Logo após, uma sala foi alugada no Centro da Cidade, onde passou a oferecer curso de inglês durante a semana, usando como texto básico o Evangelho de Mateus. Aos domingos, Iniciou os cultos regulares, visitando e convidando os brasileiros a ouvirem as boas novas do Céu.

Em 12 de janeiro de 1862, os primeiros frutos viscejam. Simonton batiza dois homens que se decidiram por seguir a Cristo Jesus. Os dois primeiros frutos de uma Igreja Evangélica que hoje é uma das mais expressivas do mundo, onde se insere a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao falar desse dia, com a emoção que o momento impunha, o Rev. Simonton assim descreve o culto em que os batismos aconteceram: “Assim, nos constituímos em Igreja de Jesus Cristo no Brasil”. Deus seja louvado!!! A data de 12 de janeiro de 1862 foi tomada como a data de organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a 1ª Igreja Presbiteriana do Brasil. É lá que amanhã acontecerá o culto em gratidãoa Deus por Sua fidelidade,amparo e providência com o seu povo.

Que se destaque que à época dos missionários, a data da organização de uma Igreja era assinalada com a recepção dos primeiros membros. Expressão linda da realidade eclesiástica e de sua razão de ser: fazer discípulos pra o Eterno Senhor.

Em 1865 são organizadas mais duas Igrejas no Estado de São Paulo: uma na capital, que ficou sob o pastoreio do Rev. Alexander Latimer Blackford, cunhado do Rev. Simonton e na cidade de Brotas, assinalando o grande crescimento que viria dessa região em pouco tempo de semeadura da Palavra de Deus.

Também em 1865, em dezembro, foi organizado o Presbitério do Rio de  Janeiro, primeiro Concílio do Brasil e ordenado o primeiro pastor presbiteriano: o Rev. José Manoel da Conceição. Um ex-padre católico romano que, visitado pelos missionários, sentiu a alma arder por uma presença maior de Cristo Jesus em sua vida e abraçou a fé evangélica, após estudos e exames com os missionários.

160 anos de uma linda e expressiva história de fé e confiança no Senhor. Hoje somos milhares de Igrejas locais, centenas de Presbitérios e dezenas de Sínodos! Temos Seminários em diferentes regiões do país, atendendo àqueles que desejam preparar-se para abraçar o desafio pastoral, de edificar o povo de Deus e cuidar das Suas ovelhas, dando continuidade à liderança ungida que um dia sonhou pelo Espírito Santo em plantar a semente do Evangelho em terras brasileiras. Sustentamos dezenas de missionários aqui e no exterior. Vidas consagradas ao Reino, que seguem a boa trilha de levar o conhecimento da Palavra de Deus àqueles que ainda não a conhecem. Sustentamos escolas e faculdades, hospitais e casas de amparo aos idosos e às crianças. Seguimos a bom caminho da vontade de Deus para o Brasil: o conhecimento da Graça em Cristo Jesus, Redentor único, a proclamação de que não há salvação em nenhum outro, exceto nAquele que morreu no Calvário e ressuscitou, vencendo a morte e outorgando a vida eterna

Quando penso na história de nossa denominação, emana de meu coração a certeza: Desde 1859 abençoando o Brasil! Louvado seja o Nome do Senhor Jesus! Senhor da IPB!

Pastor Wladymir